A Altadis e os sindicatos avançam na negociação para o encerramento da fábrica de La Rioja

sexta-feira, 12 fevereiro 2016

No quadro do processo de negociação para iniciar o plano de reestruturação anunciado no dia 19 de janeiro pela Altadis, a direção da companhia declarou a sua intenção de atrasar a cessação de atividade da fábrica de La Rioja até 31 de dezembro deste ano, sempre e quando a produção seja, pelo menos, 70% do consignado nos planos de produção. Se não se conseguir atingir essa percentagem, a data de encerramento voltaria a ser a colocada inicialmente, isto é, 30 de junho de 2016, ou o mais perto no tempo se essa data se tiver superado.

Igualmente, as partes negociadoras decidiram que todos os empregados que encontrarem um posto de trabalho noutra empresa e quiserem deixar de prestar os seus serviços na Altadis, o façam pelo tempo que quiserem, podendo pedir a reincorporação na fábrica enquanto a mesma estiver operacional e estando a empresa obrigada a aceitar a sua reincorporação imediata. Assim sendo, se culminarem com acordo as condições que se puderem pactuar no processo de regulação de emprego que pretende tramitar a empresa, as mesmas seriam aplicáveis por igual a esse grupo de trabalhadores.

Após o resultado da última reunião, a Altadis considera que se deu um passo importante no processo de negociação e confia que esta positiva vontade negociadora permita alcançar o melhor acordo possível para todas as partes no resto de aspetos por tratar.