A Altadis lança a campanha "O contrabando deixa marca"

segunda-feira, 04 Julho 2016

A Altadis, líder do sector no combate ao comércio ilícito de tabaco, lança hoje uma campanha de consciencialização com o lema “O contrabando deixa marca” e a legenda “temos a responsabilidade de enfrentá-lo”.

A Companhia vai distribuir materiais promocionais – como vinis, dípticos informativos ou pósteres – em mais de 4.600 lojas de tabaco situadas na Andaluzia, Extremadura, Castilla-La Mancha e Madrid, regiões onde é mais notável a incidência do comércio ilícito de tabaco. Com esta campanha, ativada no quadro do Plano de Ação que a Altadis desenrola contra do comércio ilícito de tabaco, a Companhia pretende dirigir uma mensagem de consciencialização aos consumidores e envolver o grupo de proprietários de lojas de tabacos, especialmente afetado por esta chaga, instando lhes a associar esforços com o objetivo de erradicar o contrabando de tabaco.

Assim pois, a campanha incide nas graves consequências que traz consigo este problema, destacando os prejuízos milionários para a sociedade devido à menor angariação de impostos, o fácil acesso dos menores de idade ao tabaco ilegal, a ameaça que pressupõe para os mais de 60.000 postos de trabalho que cria a indústria tabaqueira no nosso país ou o perigo que pressupõe o financiamento das organizações criminosas que provém 20% desta atividade ilícita.

Os compromissos da Altadis

Nos suportes desta campanha, a Altadis referenda uma série de compromissos adquiridos na sua estratégia para poder combater o contrabando de tabaco. Por um lado, insta o sector a aplicar o princípio de diligência devida, para que cada fabricante venda aos seus distribuidores e importadores a quantidade que corresponda à procura real do mercado. E por outro, reafirma a sua disposição a colaborar de forma permanente com as autoridades e as forças e corpos de segurança do Estado, ao mesmo tempo que defende manter uma estrutura tributável adequada que impeça o aumento das vendas ilícitas.

A campanha “O contrabando deixa marca” engloba-se na iniciativa “NÃO Contrabando”, promovida pela Altadis e que inclui, entre as suas principais ações, um portal web (nocontrabando.altadis.com), uma caixa anónima de denúncias, presença nas redes sociais e no Congresso Nacional Contra o Contrabando.

A estas ações acaba de associar se um aplicativo para telemóveis – “NÃO Contrabando”, compatível com dispositivos iOS e Android, através do qual é possível realizar denúncias anónimas de pontos ilegais de venda de tabaco desde smartphones e tablets.