Notas de imprensa

 
 

Juan Ignacio Zoido reitera o compromisso do governo com o combate ao comércio ilícito no III Congresso Nacional contra o Contrabando de Tabaco

quinta-feira, 05 outubro 2017

  • O Ministro da Administração cifra as apreensões levadas a cabo em 2016 em 14,5 milhões de maços, com um valor de mercado de 60,9 milhões de euros.
  • Fernández de Moya, Secretário do Estado das Finanças: “até ao mês de junho, a AEAT angariou 7.459 milhões  de euros ao combater a fraude fiscal”.

A Altadis realiza hoje em Madrid a terceira edição do Congresso Nacional contra o Contrabando de Tabaco, que contou com mais de 500 assistentes.

Na sua sessão inaugural, Juan Ignacio Zoido, Ministro da Administração Interna, reiterou o compromisso do governo espanhol com o combate ao contrabando, a que se referiu como a uma “atividade delituosa” que desfalca o erário público, financia o crime organizado, facilita o consumo de tabaco aos menores e significa igualmente “um risco para a saúde pública” de toda a população.

O ministro também agradeceu o “contributo da Altadis no combate ao comércio ilícito”, e coincidiu com a companhia na necessidade de conjugar os esforços da Administraçao, dos corpos e forças de segurança do Estado e do sector para ganhar o jogo contra o Contrabando.

Zoido aproveitou a sua intervenção para realçar que, em 2016, as forças e corpos de segurança do Estado e a AEAT “apreenderam 14,5 milhões de maços com um valor de 60,9 milhões de euros”.

Após a intervenção do Ministro da Administração Interna, Juan Arrizabalaga, Presidente da Altadis, asseverou que o combate ao contrabando “é um assunto de todos”, e quis sublinhar a sua especial afetação mas também o papel que desempenha para controlá-lo o grupo dos proprietários das lojas de tabaco, ao qual dirigiu umas palavras de elogio e agradeceu a sua vasta presença entre os assistentes ao congresso.

Seguidamente, realizou-se uma mesa redonda para abordar a perspetiva sobre o contrabando de tabaco de três dos grupos políticos com maior representação no Congresso dos Deputados: PP, PSOE e Ciudadanos, representados, respetivamente, por Juan Bravo Baena, Óscar Galeano e Vicente Ten. O colóquio demonstrou o quórum entre estes três partidos sobre a necessidade de combater por todos os meios o contrabando: uma sintonia celebrada pelos representantes da Altadis na sessão.

No ato de encerramento, José Enrique Fernández de Moya, Secretário do
Estado das Finanças, referiu algumas das reformas normativas através das quais o governo quer limitar a fraude fiscal. A esse respeito, Fernández de Moya afirmou que “até ao mês de junho, a Agência Tributária angariou 7.459 milhões de euros ao combater a fraude fiscal”: mais 5,2% que no mesmo período do ano anterior”.


 
 

Contacto para meios de comunicação

+351 218 988 190

 
 
X

ALTADIS - Imperial Tobacco Portugal

Imperial Tobacco Portugal

  • Av.D.João II, Lote 9.I – 2ºA
  • Edifício Adamastor – Torre B – Parque das Nações
  • 1990-077 Lisboa - Portugal
 

Imperial Brands