A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) equivale a desempenhar a atividade empresarial de uma maneira responsável. Ou seja, ir mais além do que exigem as regras e ter bem presente o impacto das politicas da IMPERIAL TOBACCO sobre o ambiente, as comunidades onde está presente e também sobre o tecido social e comunitário que afetam as suas atividades.

A Responsabilidade Social Corporativa tem muitas vertentes, já que se integra voluntariamente no governo e gestão da empresa, na sua estratégia, nas suas políticas e procedimentos, nas suas preocupações sociais, laborais e ambientais e também respeita aos direitos humanos. A gestão responsável importa a todos os grupos de interesse com que a IMPERIAL TOBACCO se relaciona: os seus trabalhadores, clientes, fornecedores, acionistas, e engloba o impacto ambiental e social na sociedade em geral.
Portanto, a IMPERIAL TOBACCO gere o seu negócio assegurando-se que põe em prática normas exigentes de conduta e comportamento que se esperam de uma companhia tabaqueira pertencente a um grupo multinacional. A empresa está comprometida com a construção de um negócio sustentável e rentável, ao mesmo tempo que se comporta responsavelmente em todos os seus atos. A estratégia da IMPERIAL TOBACCO neste âmbito centra-se em colocar os seus princípios de Responsabilidade Social Corporativa em práticas de gestão do Grupo Imperial Tobacco e de todos os processos de negócio.
O objetivo da IMPERIAL TOBACCO é fomentar as condutas adequadas, assegurar a melhoria do rendimento e proporcionar um valor duradouro a todas as partes interessadas:
- Estabelecendo uma estratégia e uma liderança definidas com o objetivo de garantir um comportamento e uma conduta como empresa responsável em todas as nossas atividades.
- Desenvolvendo uma capacidade de melhoria contínua.
- Fomentando a confiança através da transparência.
- Comprometendo-nos ativamente com as pessoas com interesses na nossa empresa.
Para conseguir o anterior, as prioridades centram-se em:
- Sistemas e processos sólidos
- "Cuidado" dos produtos
- Marketing e vendas responsáveis
- Saúde e segurança no trabalho
- Responsabilidade social e relações com fornecedores
- Gestão do ambiente
- Investimento na comunidade